segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cachoeira do Garapiá - Maquiné / RS

Domingo de sol em Capão da Canoa, 18:20, resolvi ir até a cachoeira do Garapiá em Maquiné.

Estive lá há uns 5 anos atrás e tinha a impressão que era perto.
Engano, de Capão até a cachoeira dá aproximadamente uns 60km.
Início da aventura: descobrir como chegar em Maquiné uma vez que a BR101 está reconfigurada e as placas uma tremenda esculhembação.

Dica: a entrada para a cidade fica perto da boca norte do tunel. Pra chegar lá se vira!

Do trevo de Maquiné até a cidade é barbada num bom asfalto.
Depois é só seguir reto aprox. 15km por uma boa estrada de terra até uma cidadezinha sem nome, seria Riozinho?
Evite a tentação de passar de 50km/h por que as galinhas, cachorros, cavalos e bicicletas podem surgir a qualquer momento e fazer manobras inesperadas.

Na cidadezinha é possível jogar um voley do lado da igreja com a turminha local.
Depois, vire a direita e siga por mais uns 12km.

Aí começa a diversão. Claro, se você tem um carro tipo Cross, Land, Finder, etc...
Caso contrario obedeça a lei dos caminhoneiros que diz: não atravesse se a água passar de meia roda. E vá com calma nas pedras, a não ser que você esteja querendo deixar o cárter pelo caminho.

Os paredões do vale vão enxendo os olhos e as margens da estrada cobertas de lirios do brejo perfumam o caminho. Alegria total!

Não há chance de se perder. Caso você queira aumentar a criação suína, ir numa festa psy ou achar a cachoeira a estrada é bem sinalizada.

IMPORTANTE
Vá mais cedo do que eu fui! Caso contrário só vai dar tempo de chegar tomar uma banho e sair antes que fique escuro.

Para minha sorte, no último trecho a pé, tive a companhia de um simpático cusquinho. Da próxima vez vou levar ração pro Magriça.

E então a recompensa!

Viva a natureza em sua exuberância e generosidade para conosco, humanos azedos.
Sozinho, boiando na água resfrescante, deixei minha gratidão transbordar.